Blog

Guia prático de marketing na internet para pequenas empresas

Neste artigo foi concebido um guia prático de marketing na internet para pequenas empresas e profissionais liberais utilizarem a Internet na promoção de seus negócios.

Vamos lá?

Como entregar boa vantagem competitiva à sua empresa com o marketing digital?

Um fator de destaque a respeito do marketing digital é que possibilita às marcas pequenas e médias empresas uma concorrência muito mais justa do que no passado.

Tudo graças à internet. Antigamente, grandes empresas, que naturalmente contam com muito mais dinheiro em caixa para investir em propaganda.

Faziam uso de meios diversos para divulgar seu produto enquanto as menores acabavam engolidas por essa concorrência desleal.

Simplesmente, por não ter tantos recursos disponíveis. Hoje em dia, utilizando ferramentas de marketing digital.

As pequenas empresas possuem muito mais espaço e, utilizando bem os artifícios que têm, podem conseguir a credibilidade que precisam para converter oportunidades em receita.
Vamos utilizar uma situação hipotética. Você está começando uma empresa no ramo de refrigerantes. Como divulgar seu produto em um planeta que conta com uma multinacional como a Coca-Cola? Sabemos que não há o que possa ser feito em pé de igualdade.
Concorra com grandes empresas através do Marketing Digital. O marketing digital possibilita a competição entre empresas, mas o marketing digital.

Por não envolver grandes custos em suas campanhas como citado no item anterior, criou a possibilidade da competitividade mais justa e horizontalizada.

Ainda que você não disponha nem de longe da mesma popularidade ou recursos financeiros.

Suas chances de se comunicar com seu nicho são infinitamente maiores.

As vantagens do marketing digital para seu negócio

Em geral dispõem de pouco capital para promover os seus produtos e serviços, cria um relacionamento transparente com o cliente, tempo de resposta, pós-venda, entrega de informação objetiva e seu negócio aberto e disponível 24 horas/7 dias por semana.

A limitação geográfica não teve ser um obstáculo para quem investe em estratégias de marketing digital. A possibilidade de ver sua empresa alcançado mais pessoas e se relacionando com consumidores de outras regiões é um das principais vantagens.

Como iniciar seu negócio no marketing digital?

Isso mesmo nesse guia prático de marketing na internet para pequenas empresas , vamos mostrá-lo as principais ações e táticas para encorpar a sua presença digital.

Invista em marketing de conteúdo

Uma boa maneira para atrair e fidelizar cliente é através da entrega de conteúdo relevante. Deste mesmo modo que estamos fazendo através de site/blog. para criar seu site conheça agora algumas dicas para construir seu site. Pode ser também por vídeos no Youtube ou até um post no Facebook.

O Importante é identificar os problemas e necessidades do seu público e levar uma informação que seja útil para elas. Essa forma realiza um dos ativos mais valiosos da internet pois educa, entretêm e resolve os problemas das pessoas, como dita logo ali.

Inscreva-se no Google meu negócio

Uma poderosa ferramenta para seu negócio e para nossa alegria é gratuita. Isso mesmo totalmente grátis e sempre de se inscrever como todas as ferramentas do Google. Basta entrar em Google meu negócio e preencher os dados.

Ao ingressar nessa plataforma, você envia informações do seu negócio para o Google, exemplo:

  • Localização;
  • Horários do funcionamento;
  • Fotos da empresa/faixadas;
  • E-mail;
  • Site;
  • Telefone.

Mas, porque isso? Quando fizerem um pesquisa pelo o tipo de negócio que você gerencia, buscando em sua região, o Google exibirá os dados de contato da empresa nos resultados.

guia prático de marketing na internet para pequenas empresas

Entregue uma ótima experiência para mobile/desktop

Hoje em dia boa parte das pessoas estão conectadas em dispositivos móveis. Verifique com seu programador ou agência se seu site, blog e sua Fanpage está responsiva. Algo responsivo é quando se pode ver em quaisquer plataformas.

Use os anúncios para promover seus conteúdos e ofertas

Para ter um alcance mais rapidamente indicamos anúncios pagos. 10 reais ao dia já é um início interessante. Afinal estratégia em conteúdos requer um tempo, pois o retorno é a longo prazo.

Durante esse processo no aguardo de resultados por intermédio de conteúdo como citados logo acima, você pode reservar uma verba para investir em anúncios, exemplo:

  • Facebook Ads;
  • Google Adwords;
  • Youtube Ads.

São as 3 plataformas mais conhecidas e possuem os filtros de segmentação e o controle sobre o orçamento como duas das suas principais vantagens.

Sua marca pode se conectar melhor com a sua audiência

A Presença digital também equivale em cuidar da imagem do seu negócio, muitas vezes há comentários negativos, mas não apenas negativo, saiba que seus clientes esperam receber ao interagirem com a sua marca.

Por esse motivo recomendamos monitorar seus canais onde os consumidores podem deixar suas opiniões sobre o seu negócio, exemplo:

  • Redes sociais;
  • Sites de reclamação.

Compreender as dúvidas e responder com eficiência e desenvolver com os Feedbacks recebidos.  Desta maneira, além de propor aos clientes atenção ao que eles falam, você realiza um menor índice de menções negativas e públicas.

Quando se pensa em criar uma marca relevante na internet, é preciso se atentar aos pontos-chave dessa estratégia.

Suas chances de sucesso serão maiores se houver uma sincronia na qualidade e no funcionamento de todas as essas etapas. Por exemplo, conteúdos tão bons quanto o planejamento e focados nos objetivos do seu plano de ação e nas demandas da sua persona.

Posso iniciar com este guia prático de marketing na internet para pequenas empresas

Agora que você está acima da média com este guia prático de marketing na internet para pequenas empresas  não hesite e comece a divulgar seu negócio ou caso deseje ver isso funcionando em sua empresa pode contar com nossa ajuda  para ver isso funcionando em sua empresa.

Caso este guia prático de marketing na internet para pequenas empresas foi de grande ajuda deixe seu feedback nos comentários, compartilhe com os amigos e assine em nosso newsletter para receber as novidades via e-mail.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *